O exercício, que teve como objetivo testar os procedimentos de diversas entidades conforme previsto no Plano Mar Limpo, consistiu na simulação de um acidente entre duas embarcações na zona da Torre de Controlo do Tráfego Marítimo de Algés, do qual resultou um cenário de poluição no meio marinho com o derrame de combustível e óleo que afetou uma área portuária e uma zona de praia.
Para combater o foco de poluição foram empenhados um total de 36 elementos do Departamento Marítimo do Centro, da Capitania do Porto de Lisboa, da Direção de Combate à Poluição do Mar e da Administração do Porto de Lisboa, que se distribuíram pelas áreas de atuação e procederam à contenção do material poluente com recurso a diversos meios de combate à poluição, como barreiras de contenção, sistemas de recuperação de poluição do mar, equipamento ligeiro de limpeza de praias ou tanques de armazenamento de poluente portáteis.
Este exercício permitiu e contribuiu para assegurar a prontidão do dispositivo local da Autoridade Marítima Nacional e da Autoridade Portuária no que se refere ao combate à poluição do meio marinho, com a realização de diversas ações de contenção, recolha e limpeza de material poluente em diferentes cenários, em colaboração com outras entidades que integram o Plano Mar Limpo. De salientar a excelente colaboração entre entidades que permitiu potenciar as suas capacidades, assegurando um mais eficiente e eficaz combate à poluição no mar.
O "Plano Mar Limpo" foi criado em 1993 e tem como objetivos estabelecer um dispositivo de resposta a incidentes de poluição, definir responsabilidades e fixar competências dos diversos organismos intervenientes, definir mecanismos de mobilização, de ajuda e de apoio técnico, definir estratégias, métodos e técnicas de combate ao incidente, definir esquemas de formação e treino do pessoal envolvido na direção e coordenação das operações e definir o estabelecimento de bases logísticas (operacionais).
