Durante os dois dias de exercício estiveram envolvidas cercas de 280 pessoas, entre elas 230 operacionais e 50 observadores, seis navios, duas aeronaves e diversas embarcações e foram utilizados cerca de 1000 metros de barreiras de contenção, seis recuperadores e inúmeros equipamentos auxiliares.
Este ano, o exercício teve por base a simulação de uma colisão entre um navio tanque e um navio de transporte de mercadorias a cerca de 20 milhas (aproximadamente 37 quilómetros) de Sines, da qual resulta um cenário de poluição no meio marinho com o derrame de grandes quantidades de crude (hidrocarboneto com elevada viscosidade), que afetou uma área em alto-mar e a zona costeira, nomeadamente o porto, a marina e as zonas de praia.
No primeiro dia do exercício, dia 27 de novembro, foi simulada a contenção e recolha de poluente no offshore envolvendo meios da Direção-geral da Autoridade Marítima e do Comando-geral da Polícia Marítima de Sines e de entidades participantes. Durante a tarde realizou-se, no auditório do Centro de Artes de Sines, um seminário sobre preservação do meio marinho.
No dia 28 de novembro continuaram as operações de recolha do poluente, que acabou por chegar à costa, tendo sido simulada a proteção, contenção e recolha no mar, junto à costa e dentro do porto de Sines, a limpeza da praia do Canto Mosqueiro e a limpeza da praia Vasco da Gama.
O exercício recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior da Armada e da Autoridade Marítima Nacional, Almirante António Mandes Calado, acompanhado pelo Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima, Vice-almirante Coelho Cândido, pelo Presidente da Câmara Municipal de Sines, Nuno Mascarenhas, pelo vereador da Câmara Municipal de Sines, José Arsénio e pelos representantes do Conselho de Administração do Porto de Sines, Fernanda da Luz Albino e Lynce de Faria.
O “ATLANTIC POLEX.PT 2021” é um exercício anual de resposta a incidentes de poluição do meio marinho nos diferentes cenários onde é possível de ocorrer um incidente: no mar (offshore), no porto, em marinas e na praia. Este edição contou com a colaboração da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, da PORTSINES – Terminal Multipurpose Sines, da Câmara Municipal de Sines, da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Sines e ainda com o apoio e participação de diversas entidades portuguesas e estrangeiras.