Na sequência de um alerta recebido pelas 19h00, através de um elemento do Clube Naval de Cascais (CNC), a informar que dois jovens haviam saído do clube com uma embarcação sem que tivessem regressado, foi contactado o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) e iniciadas buscas para encontrar os dois velejadores.
Nas operações de busca, coordenadas pelo Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Cascais, estiveram empenhados, por via marítima, a embarcação Rainha D. Amélia da Estação Salva-vidas de Cascais, duas embarcações do Clube Naval de Cascais e, por terra, elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Cascais.
Os dois velejadores foram localizados por uma embarcação de pilotos que se encontrava nas proximidades e que se manteve no local até à chegada dos elementos da Estação Salva-vidas que procederam ao resgate e transporte dos dois velejadores para a marina de Cascais. Por se encontrarem bem fisicamente, não foi necessário prestar assistência médica.
O veleiro foi posteriormente rebocado para a marina de Cascais, com o apoio das duas embarcações do Clube Naval de Cascais.
O Comando-local da Polícia Marítima de Cascais tomou conta da ocorrência.