MEDIA CENTER

40 migrantes resgatados na Grécia pela Polícia Marítima (C/Vídeo)

4 SET 2019 17:09

A equipa da Polícia Marítima na embarcação “TUBARÃO”, em missão na ilha grega de Lesbos, foi informada pelo posto militar de Molivos, cerca das 02h25 de hoje, da existência de um bote com migrantes em direção à região de Petra, tendo efetuado o resgate de 40 migrantes, sendo 10 crianças, 9 mulheres, das quais duas grávidas, e 21 homens.

​A Polícia Marítima saiu da área atribuída para patrulha, tendo localizado os migrantes pelas 02h40, numa zona rochosa com escarpa, sem acesso por terra e de muito difícil acesso por mar devido ao afloramento de rochas. Foi necessário solicitar o apoio de uma embarcação mais pequena de uma Organização não governamental para permitir a aproximação ao local e retirada dos migrantes.

Os migrantes foram retirados das rochas, cerca das 03h45, e transferidos para a embarcação "TUBARÃO", que os transportou para o porto de Skala Skamineas onde desembarcaram em segurança e foram entregues às autoridades gregas. Um dos migrantes apresentava ferimentos ligeiros numa perna.

Desde 2014, quando iniciou a sua participação na missão POSEIDON, a Polícia Marítima totaliza 5874 vidas salvas.

A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.

NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.

VER VÍDEO.