MEDIA CENTER

Prosseguem as buscas pelo atleta de triatlo no rio Minho

2 SET 2019 19:09

Hoje, dia 2 de setembro, prosseguiram as buscas pelo atleta desaparecido este domingo, durante a prova de Triatlo da Amizade.

Sob a coordenação do Capitão do Porto de Caminha, em articulação com a Comandancia Naval del Miño, estiveram no rio meios da Capitania e da Polícia Marítima de Caminha e o navio da Marinha, NRP Rio Minho. Foram também empenhados nas buscas subaquáticas equipas de Mergulho Forense da Polícia Marítima, dos Bombeiros Voluntários de Vila Nova de Cerveira, da Armada Espanhola e da Guardia Civil de Espanha. Adicionalmente, foram realizadas buscas apeadas nas margens de Portugal e de Espanha por elementos dos Bombeiros voluntários de Vila Nova de Cerveira, da Proteção Civil e da Guardia Civil de Espanha.

Durante a manhã participou nas buscas um Alouette III da Força Aérea Portuguesa e durante a tarde foi empenhado um helicóptero do serviço de "Gardacostas de Galicia".

O alerta inicial chegou no domingo, 1 de setembro, ao Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa, através da plataforma 112.pt, dando conta do desaparecimento de um atleta que participava na prova de Triatlo da Amizade, que liga Tomiño (Galiza, Espanha) e Vila Nova de Cerveira (Portugal). De de imediato, foram empenhados os meios afetos à segurança da prova, da Capitania do Porto de Caminha e o NRP Rio Minho, da Marinha Portuguesa. No primeiro dia esteve também envolvida nas buscas, uma aeronave da Força Aérea Portuguesa e meios da Guardia Civil de Espanha e um helicóptero da Guardacostas de Galicia.