A Viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima detetou um bote, pelas da 01h05 de hoje, tendo passado as coordenadas à equipa na embarcação "TEJO", que intercetou e acompanhou o referido bote com cerca de 47 migrantes, dos quais 26 crianças, 11 mulheres e 10 homens. Os migrantes foram recebidos pela equipa da Polícia Marítima em terra e entregues às autoridades gregas, em segurança.
Pelas 02h47 a Viatura de Vigilância Costeira da Polícia Marítima detetou outro bote com 40 migrantes, dos quais 09 crianças, 04 mulheres e 27 homens, tendo a equipa na Polícia Marítima efetuado a sua interceção. Os migrantes foram transferidos para a embarcação "TEJO" e desembarcaram no porto de Skala Skamineas em segurança, tendo sido entregues às autoridades gregas.
Foi ainda solicitado o apoio da Polícia Marítima, cerca das 04h50, pela Hellenic Coast Guard, para recolher um grupo de 28 migrantes que se encontravam numa zona de rochas e de penhascos sem saída por terra, ação que contou também com o apoio de uma Organização não governamental. Os migrantes foram transferidos para a embarcação "TEJO", desembarcaram em segurança no porto de Skala Skamineas e foram entregues às autoridades gregas.
Durante a tarde de ontem, fora do período de patrulha, a equipa da Polícia Marítima foi chamada para auxiliar as operações na chegada de um bote com 47 migrantes, dos quais 26 crianças, 10 mulheres e 11 homens, que foram entregues em segurança às autoridades gregas.
Desde 2014, quando iniciou a sua participação na missão POSEIDON, a Polícia Marítima totaliza 5765 vidas salvas.
A Polícia Marítima encontra-se integrada na operação POSEIDON, sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia.
NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.
VER VÍDEO.