MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional participa em simulacro de salvamento no rio Douro

19 JUN 2019 19:06

A Capitania do Porto e o Comando-local da Polícia Marítima do Douro, em articulação com o Serviço Municipal de Proteção Civil de Marco de Canaveses, realizaram hoje um exercício de salvamento no rio Douro, junto à zona fluvial de Bitetos, no concelho de Marco de Canaveses.

​O exercício simulou uma situação de incêndio a bordo de uma embarcação com capacidade de transporte de mais de 200 passageiros, tendo sido efetuado o resgate dos feridos.

Neste exercício, sob coordenação do Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Douro, foi empenhada uma embarcação salva-vidas e uma mota de água de salvamento da Estação Salva-vidas do Douro, bem como uma embarcação da Polícia Marítima, meios esses movimentados pelo rio Douro, com passagem na eclusa da barragem de Crestuma-Lever, em articulação com a Autoridade Portuária responsável pela Via Navegável do Douro.

Foram também empenhados meios dos Bombeiros, da Cruz Vermelha e diversos agentes da Proteção Civil de Marco de Canaveses.

O exercício teve como objetivo o treino e a preparação para eventuais situações de sinistro marítimo a bordo das embarcações que operam na atividade marítimo-turística, ao longo dos mais de 200Km de via navegável do rio Douro, sendo fundamental o treino e articulação entre as várias entidades com responsabilidade nesta matéria, potenciando as respetivas valências para a maior eficiência em caso de emergência.