MEDIA CENTER

Fim da época balnear: Autoridade Marítima Nacional aconselha precaução na ida à praia

17 SET 2018 17:09

Com o termino do período balnear na maioria das praias portuguesas, estas deixaram de ter assistência em permanência pelos nadadores-salvadores, ausência de sinalética e equipamentos para a assistência a banhistas.

​Atualmente, as temperaturas do ar mantêm-se favoráveis à prática balnear, pelo que a Autoridade Marítima Nacional recomenda que a população opte por praias que ainda disponham de assistência permanente, adotando sempre uma cultura de segurança e prevenção, redobrando os cuidados junto à linha de água.

Em virtude da maioria das praias não se encontrarem permanentemente vigiadas, ao frequentar a praia a Autoridade Marítima Nacional recomenda: 

  • Em caso de dúvida relativamente ao estado do mar (ondulação e agueiros) não arrisque e não vá a banhos;
  • Respeite um intervalo de três horas após uma refeição normal antes de ir a banhos; 
  • Nunca vire as costas ao mar; 
  • Vigie as suas crianças permanentemente e a uma distância próxima, não as deixando brincar junto da linha de água sem supervisão; 
  • Tenha especial atenção aos agueiros. Estes podem ser fatais e causar a morte por afogamento. Não deve entrar em pânico, nem tentar vencer a corrente. Caso entre num agueiro, deve pedir ajuda e nadar lateralmente (paralelamente) à linha de costa até deixar de sentir o efeito da corrente. Depois, deve tentar sair da água num local afastado desta corrente.

Poderá consultar a lista de praias e os respetivos períodos balneares no portal do Diário da República.

 

HÁ MAR E MAR, HÁ IR E VOLTAR!