MEDIA CENTER

Operações de desencalhe do navio espanhol serão retomadas na tarde de hoje

07 mar 2018 09:15

Foi realizada na madrugada de hoje, cerca das 06h00, uma nova tentativa de desencalhar o navio espanhol “BETANZOS”, que acabou por não ser bem-sucedida.

​Os cabos de reboque foram estabelecidos, tendo-se dado início à manobra de reboque. Contudo, durante esta tentativa um dos cabos de reboque partiu, não tendo sido possível rebocar o navio da zona em que atualmente se encontra encalhado.

A empresa contratada pelo armador tem no local três rebocadores, sendo que um dos rebocadores foi substituído durante a madrugada por um de maior potência, não tendo, contudo, sido possível realizar com sucesso a manobra de desencalhe do navio.

A Autoridade Marítima Nacional tem neste momento no local uma embarcação da Polícia Marítima e três meios do Instituto de Socorros a Náufragos em prontidão, que estão a acompanhar de perto o evoluir desta situação.

A próxima tentativa de desencalhe deste navio deverá realizar-se na tarde de hoje, cerca das 18h30, altura que coincidirá com a preia-mar.

O navio de bandeira espanhola "BETANZOS", com 10 tripulantes a bordo, encalhou a madrugada de ontem, cerca das 01h00, à saída da barra de Lisboa, após a ocorrência de uma falha total de energia e de tentativa de fundear.