MEDIA CENTER

Operações de desencalhe do navio espanhol “BETANZOS” suspensas até amanhã

6 MAR 2018 21:03

As operações de desencalhe do navio de bandeira espanhola “BETANZOS” foram suspensas ao início da noite de hoje, depois de não terem sido bem sucedidas as tentativas de desencalhe realizadas ao longo do dia.

​Na sequência do encalhe do navio na madrugada de hoje ao largo do Bugio, foram de imediato deslocados meios para o local através do agente do navio, na tentativa de iniciar a sua remoção.

No entanto, devido às condições meteorológicas adversas que se verificaram durante a noite até ao inicio da tarde, tal não foi possível.

Durante o dia, foi reforçada a intenção de remover o navio durante a preia-mar, cerca das 18h00, quando estariam reunidas todas as condições para a sua remoção.

Contudo, situações anómalas relacionadas com a operacionalidade do navio, designadamente a falha de energia elétrica na proa, impossibilitaram a operação do ferro e do guincho, que comprometeram, nesta fase, o sucesso da operação.

Toda a situação tem sido monitorizada na Capitania do Porto de Lisboa, em conjunto com representantes da Administração do Porto de Lisboa, do agente do navio e da empresa de rebocadores contratada.

No local estiveram vários meios da Autoridade Maritima Nacional a acompanhar as operações, nomeadamente uma embarcação da Capitania do Porto de Lisboa, uma embarcação semirrígida do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, uma embarcação semirrígida da Estação Salva-vidas de Cascais e duas motas-de-água do Instituto de Socorros a Náufragos.

Na próxima madrugada, dia 07 de março, será efetuada nova tentativa de remoção do navio mercante "BETANZOS", no período que coincidirá com a preia-mar que ocorrerá pelas 06h00.

O navio de bandeira espanhola "BETANZOS", com 10 tripulantes a bordo, encalhou a madrugada de hoje, cercas das 01h00, à saída da barra de Lisboa, após a ocorrência de uma falha total de energia e de tentativa de fundear.