O alerta para as autoridades portuguesas ocorreu ontem, pelas 19h20, para o MRCC Lisboa, tendo sido desencadeados os procedimentos, de acordo com a necessidade de resgate médico definida pelo INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) que, em face do quadro clínico apresentado, decidiu que o mesmo seria efetuada no porto mais próximo (Funchal).
Durante o trânsito o navio foi monitorizado pelo Subcentro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal, tendo sido desencadeados os procedimentos estabelecidos para este tipo de operação, em articulação com Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM).
Devido ao quadro clínico do tripulante, foi determinada a aproximação do navio até cerca de uma milha do porto do Funchal, de forma a garantir as condições de segurança para o resgate médico por via marítima.
Para proceder ao resgate foi acionada a embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal (ISN SR40), reforçada com o embarque de uma equipa pré-hospitalar dos Bombeiros Voluntários Madeirenses. O resgate foi efetuado com sucesso pelas 15h40, sendo o sinistrado entregue aos cuidados da equipa dos Bombeiros Voluntários Madeirenses, previamente ativados pelo Serviço Regional de Proteção Civil (SRPC IP-RAM).
O INDUSTRIAL DIAMOND é um navio de carga geral, com 120 metros de comprimento, e encontrava-se em trânsito entre a Europa e os Estados Unidos da América.