MEDIA CENTER

Polícia Marítima garante segurança a prova de vela em terra e no mar do Funchal

1 JUL 2017 17:07

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal, no período de 29 de junho a 2 de julho, participa no dispositivo de segurança ao “Extreme Sailing Series”, uma das mais importantes provas de vela mundiais, que se realiza no Funchal pelo 2º ano consecutivo.

A “Extreme Sailing Series” foi criada em 2007 e trata-se de uma competição em que participam catamarãs da Classe GC32, de 32 pés (9,75m) de comprimento, considerados os veleiros mais rápidos, que percorrem um circuito junto à costa, para que os espetadores se possam envolver acompanhando a prova a olho nu, num espetáculo de elevado desempenho e perícia, em que participam alguns dos melhores velejadores do mundo.

Esta edição na Região Autónoma da Madeira integra, pela primeira vez, a “Flying Phantom Series”, embarcações mais pequenas mas tecnologicamente muito evoluídas, também catamarãs, dotadas de elevada estabilidade na elevação e balanço longitudinal, muito competitivos, mesmo em condições de vento mais fraco.

A Polícia Marítima participa interditando os espaços em que decorrem as provas e prevenindo a interferência de embarcações ou outras atividades estranhas à competição no mar.

Em terra, a Polícia Marítima mantém uma equipa para prevenir e limitar condutas ilícitas ou perigosas, nos espaços em que a organização está instalada, no Cais 8, Terminal Norte do Porto do Funchal, e nos espaços envolventes.