MEDIA CENTER

Viana do Castelo: Praia do Cabedelo pioneira na inclusão de pessoas com necessidades especiais

23 JUN 2017 14:06

A praia do Cabedelo, em Viana do Castelo, é pioneira de um projeto piloto lançado no passado dia 17 de junho, que pretende promover a inclusão de cegos e daltónicos nas praias, através de algumas medidas como a criação de um folheto de sensibilização para a segurança balnear em Braille e a colocação de bandeiras com um código de cores específico para daltónicos.

​Considerando o ambiente de praia e as regras de segurança que todos os banhistas devem ter em atenção, foi lançado um folheto em Braille, em português, em inglês e em ampliado. Este projeto surgiu do desafio lançado pela Capitania do Porto de Viana do Castelo, em articulação com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, às duas associações de cegos que estão presentemente a funcionar no concelho, nomeadamente, a ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e a IRIS Inclusiva.

Visto que em Portugal 10% dos homens e 0,5% das mulheres são daltónicos, nesse dia, com a presença do designer gráfico Miguel Neiva, da “ColorAdd”, que estudou o código de cores dedicado aos daltónicos e que está neste momento presente nas mais variadas áreas, desde a saúde à educação, foi apresentado o projeto de colocação de bandeiras com um código de cores específico, que permitirá aos daltónicos distinguir as diferentes bandeiras relativas ao estado do mar.  

Sendo este um projeto piloto, é intenção das entidades envolvidas replicar em todas as praias do concelho estas ajudas, permitindo não só criar boas condições de segurança, mas também condições para acolher aqueles que precisam de ajuda diferenciada.

VER VÍDEO