MEDIA CENTER

Embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal resgata pescador a 20 milhas da costa do Funchal

2 JUN 2017 11:06

O Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal), em articulação com o Capitão do Porto do Funchal e o Serviço Regional de Proteção Civil, coordenou durante a tarde de ontem, dia 31 de maio, o resgate médico de um pescador português de 44 anos, da embarcação de pesca costeira madeirense “Mestre Gregório”.

Para proceder ao resgate foi acionada a embarcação salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal (ISN SR40), tendo o salvamento sido concluído com sucesso cerca das 20h12, e o paciente entregue pelas 21h22 aos cuidados da equipa dos Bombeiros da Cruz Vermelha Portuguesa, ativados pelo Serviço Regional de Proteção Civil.

O alerta foi recebido no MRSC Funchal cerca das 18h15, tendo sido, de imediato, estabelecido contato com o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), de forma a identificar a necessidade de se proceder ao resgate médico. 

Face do quadro clínico (cólica renal) e localização da embarcação (cerca de 20 milhas náuticas) foi determinado proceder-se ao resgate médico por via marítima.

O paciente foi posteriormente, transportado para o Hospital Dr. Nélio Mendonça.

O Comando-local da Policia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.