MEDIA CENTER

Polícia Marítima participa em ação de repovoamento de 7200 salmões no rio Minho

12 MAI 2017 07:05

O Comando-local da Polícia Marítima de Caminha, em conjunto com a Comandância Naval del Miño, Xunta de Galicia e Aquamuseu do Rio Minho, realizaram no dia 10 de maio, uma ação de repovoamento de salmões no Troço Internacional do Rio Minho (TIRM).

​Nos termos da alínea e), do n.º 1, do art.º 45.º do DL n.º 08/2008 de 9 de abril (Regulamento de Pesca no TIRM), compete à Comissão Permanente Internacional do Rio Minho, copresidida pelo Capitão do Porto de Caminha e pelo Comandante Naval del Miño, promover o repovoamento do rio Minho com salmonídeos e outras espécies. Por este motivo, foram largados nas águas do rio Minho cerca de 7200 salmões juvenis, nos quais foi colocado um dispositivo que permite reconhecê-los mais tarde, caso sobrevivam e regressem ao rio Minho. Estima-se que cada salmão que sobreviva coloque na água entre 4000 e 5000 ovos.

Esta ação é exemplo de cooperação transfronteiriço entre as Autoridades e Instituições Cientificas de ambas as margens, no sentido de promover e potenciar a sustentabilidade dos recursos vivos do rio Minho.​