MEDIA CENTER

Autoridade Marítima treina combate à poluição do mar

12 MAI 2017 07:05

O Serviço do Combate à Poluição do Mar encontra-se a desenvolver desde o dia 8, e até dia 12 de maio, um treino de combate à poluição na Base Logística Nacional, em Tróia, enquadrado pelo estabelecido no plano de contingência nacional – Plano Mar Limpo.

​Das várias atividades a decorrer, destaca-se o treino de condução e progressão em todo o terreno, treino de comunicações, operação de barreiras de contenção em diferentes cenários, utilização de técnicas de recolha mecânica de hidrocarbonetos (com diferentes tipos de recuperadores), limpeza de praia e lavagem de rochas.

Em paralelo, estão a ser treinados procedimentos de comando e controlo, e diversas ferramentas informáticas de apoio à decisão.

Sendo a missão do Serviço do Combate à Poluição do Mar essencialmente de cariz operacional, estas ações constituem-se como fatores indispensáveis para a manutenção de elevados padrões de prontidão do seu pessoal, de modo a garantir o êxito de cada uma das operações de prevenção ou de combate à poluição do mar.​