MEDIA CENTER

Organismos gelatinosos dão à costa no concelho de Caminha

6 MAR 2017 22:03

No passado fim-de-semana, na orla marítima sob jurisdição da Capitania do Porto de Caminha, deram à costa uma série de organismos gelatinosos, que ficaram depositados na areia, nas praias de Moledo e Vila Praia de Âncora.

​Segundo informação prestada pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera, estes organismos gelatinosos são importantes constituintes do ecossistema, servindo de alimento e proteção a diferentes espécies. Os que deram à costa no concelho de Caminha denominam-se por “Velella velella” e são providos de uma estrutura superficial semelhante a uma vela, através da qual navegam ao sabor dos ventos. 

Os tentáculos da “Velella” são pequenos e ligeiramente urticantes. Estes organismos podem formar agregados densos, cobrindo vastas áreas de areal ou à superfície da água. Realça-se que, nestes organismos, mesmo quando mortos, as células urticárias dos seus tentáculos mantêm-se ativas.

Após contacto da Autoridade Marítima Local com o Município de Caminha, a autarquia empenhou pessoal na limpeza do areal, prevenindo assim o manuseio indevido por parte dos utentes das praias.