MEDIA CENTER

Polícia Marítima fiscaliza embarcações e pescadores apeados na Lagoa de Óbidos

13 JAN 2017 12:01

O Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, no seguimento do esforço de vigilância e fiscalização das atividades da pesca exercidas nos espaços marítimos sob jurisdição da Polícia Marítima, desencadeou ontem, dia 12 de janeiro, entre as 07h00 e as 15h00, uma operação de fiscalização policial na faixa litoral, mais concretamente no espaço da Lagoa de Óbidos, que visou monitorizar e fiscalizar a atividade de pesca.

​No decurso da ação foram fiscalizadas sete embarcações e nove pescadores/apanhadores apeados, sendo que um foi intercetado em atividade, equipado com fato de neoprene, encontrando-se dentro de água a apanhar bivalves, com auxílio de um artefacto artesanal, sem possuir qualquer autorização ou licenciamento para o efeito. A infração corre agora os seus trâmites na Autoridade Marítima Local. 

Esta operação permitiu desenvolver ações didáticas, através do esclarecimento de dúvidas colocadas pelos pescadores/apanhadores e responsáveis pelo governo das embarcações, permitindo o estreitamento do policiamento de proximidade junto da comunidade piscatória.  

A Polícia Marítima contribui deste modo para a dissuasão da exploração indevida dos recursos naturais, bem como para a preservação do ecossistema marinho. A sua missão fiscalizadora irá continuar, garantindo o cumprimento das regras de segurança a bordo de embarcações e uso de coletes salva-vidas para quem exerce a sua atividade nas águas sob jurisdição nacional, promovendo a salvaguarda da vida humana no mar.​


​​