MEDIA CENTER

Autoridade Marítima em operação de buscas por veleiro “Azimute” na ria de Aveiro

3 SET 2016 12:09

O Capitão do Porto de Aveiro, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou ontem, dia 2 de setembro, ao início da noite, as operações de busca do veleiro “Azimute”, de bandeira portuguesa, com 1 tripulante de nacionalidade portuguesa a bordo, que se encontrava desaparecido na ria de Aveiro.

​O alerta foi recebido pelas 20h41, através de contacto telefónico de INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar) para o MRCC Lisboa, a reportar que o veleiro “Azimute” tinha largado pelas 16h00 desse dia, e ainda não tinha regressado. O alerta chegou através de um familiar do “skipper” do veleiro. No local, as condições de visibilidade eram reduzidas, devido ao forte nevoeiro que se fazia sentir.

De imediato, foi empenhada a embarcação Salva-vidas do ISN “SR-2”, da Estação Salva-vidas de Aveiro, e uma embarcação do Comando-local da Polícia Marítima de Aveiro, que efetuaram buscas na ria, em condições de muito pouca visibilidade. Às 22h25, o veleiro foi localizado fundeado em São Jacinto (Aveiro), estando tudo bem a bordo.