MEDIA CENTER

Desencalhada embarcação de pesca da praia do Tonel em Sagres

2 SET 2016 18:09

Foi desencalhada e reflutuada a embarcação de pesca “Avô Rita”, encalhada desde ontem, dia 1 de setembro, num banco de areia, a sul da praia do Tonel, em Sagres. A operação foi finalizada cerca das 15h40, hora em que a embarcação saiu do areal, aproveitando-se a fase de maré cheia.

​A embarcação foi rebocada por uma embarcação privada e acompanhada por uma embarcação da Estação Salva-vidas do ISN de Sagres “SR-33” e por agentes da Polícia Marítima do Comando-local de Lagos na praia. 

Neste momento a embarcação está estabilizada, com alguns danos ao nível do motor e do leme, sendo necessário o seu reboque até ao porto da Baleeira. A praia encontra-se a ser limpa pela empresa de salvamento contratada, com apoio de máquina da Câmara Municipal de Vila do Bispo.

Relembra-se que o Capitão do Porto de Lagos, em ligação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou ontem, desde as 23h15, a operação de salvamento dos seis pescadores da embarcação de pesca “Avô Rita”. 

O alerta foi recebido no piquete da Polícia Marítima ontem, através do MRCC Lisboa, dando conta de uma situação de encalhe de uma embarcação de pesca, sem capacidade de governo. De imediato, foram deslocados para o local dois agentes da Polícia Marítima por terra, a embarcação “SR-33” da Estação Salva-vidas do ISN de Sagres por mar e os militares da Marinha, a prestar serviço na Autoridade Marítima Nacional durante a época balnear, integrados no projeto “Sea Watch” do ISN. 

Face às condições do mar e ao posicionamento da embarcação na zona de rebentação, não foi possível efetuar o resgate dos tripulantes através da embarcação salva-vidas, tendo sido decidido efetuar a operação por terra. Esta ação contou com a colaboração de dois mariscadores de Sagres, que se encontravam no local. 

O resgate foi concluído com sucesso pelas 00h40, encontrando-se todos os tripulantes ilesos, apenas com sinais de hipotermia, mas sem necessidade de cuidados médicos. No local foram assistidos pelos Bombeiros Voluntários de Vila do Bispo.

A Autoridade Marítima agradece o empenho e dedicação do mariscador Tiago, durante o momento bastante difícil da recuperação dos 6 tripulantes da embarcação “Avô Rita”, ontem pelas 00h25.​