MEDIA CENTER

Desencalhado veleiro “Tabaluga” da praia da Alfarroba na Baía de Peniche

27 AGO 2016 14:08

Durante toda a noite e madrugada de hoje, dia 27 de agosto, foram efetuados trabalhos com recurso a maquinaria, por empresa privada, para preparar o desencalhe do veleiro que se encontrava desde a manhã de ontem, encalhado na praia da Alfarroba, na Baía de Peniche.

​A operação, depois de aprovada pelo Capitão do Porto de Peniche, consistiu em aproar o navio à ondulação durante a preia-mar da noite de ontem e, esta manhã, durante a enchente, com recurso ao rebocador «Comandante Águas», após passado um cabo de reboque, procedeu-se ao desencalhe do veleiro cerca das 09h00.

A operação decorreu conforme planeada e com sucesso, tendo o veleiro atracado cerca das 11h00 no Cais da Ribeira, em Peniche, com auxílio da embarcação Salva-vidas “Vigilante” da Estação Salva-vidas do ISN de Peniche, na parte final da manobra.

Após realizadas as medidas cautelares de polícia, por parte do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche, com colaboração duma equipa canina da Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública, o veleiro foi entregue ao seu proprietário ao início da tarde.

Prosseguem no Comando-local da Polícia Marítima de Peniche as diligências, no sentido de apurar as causas do encalhe.