MEDIA CENTER

Apoio a veleiro “Tabaluga” encalhado na praia da Alfarroba na Baía de Peniche

26 AGO 2016 12:08

A Autoridade Marítima prestou hoje, dia 26 de agosto, pelas 08h30, apoio ao veleiro “Tabaluga”, de bandeira alemã, que encalhou na areia, a norte da praia da Alfarroba na Baía de Peniche.

​Após recebido o pedido de auxílio da embarcação, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima, enquanto comandante das operações de socorro, acionou de imediato os meios de Apoio e Salvamento da Estação Salva-vidas do ISN de Peniche, o  piquete do Comando-local da Polícia Marítima de Peniche  e os Bombeiros Voluntários de Peniche. 

No local, o velejador alemão de 73 anos de idade, abandonou pelos próprios meios a embarcação com auxílio do pessoal do ISN e alguns surfistas. Foi assistido na praia pelos Bombeiros e transportado para o hospital de Peniche, bem de saúde com alguns sinais de hipotermia. 

O proprietário terá agora de acordo com a lei, 48 horas para apresentar um plano de remoção do veleiro. Atualmente, a sua estanquidade está garantida, não existindo, à data, perigo de poluição. É intenção do Capitão do Porto, logo que reunidas as condições de segurança, ordenar uma inspeção pela Polícia Marítima e pelos Peritos da Capitania. ​

​​