O alerta foi recebido pelos Agentes de serviço às 17h10, tendo sido mobilizada para o local uma mota de água e uma embarcação da Polícia Marítima. Chegados ao local do acidente, 17 minutos após o alerta, os Agentes depararam-se com uma embarcação semirrígida virada, com um único tripulante junto da mesma, que não necessitou de qualquer tipo de assistência médica.
Para o local deslocaram-se também, desde terra, os militares da Marinha que prestam serviço na Autoridade Marítima durante a época balnear, ao abrigo do “Projeto Sea Watch”na operação dos meios complementares de salvamento das praias que, juntamente com os Agentes, resgataram o tripulante e colocaram a embarcação em posição para ser rebocada.
A embarcação da Polícia Marítima de Caminha rebocou e transportou o acidentado para o Portinho de Vila Praia de Âncora. Já em terra, foram efetuadas as medidas cautelares de polícia e os Agentes informaram o tripulante da embarcação acidentada das obrigações legais que decorrem deste tipo de acidente.
As causas do acidente irão ser apuradas em sede de inquérito, sobre sinistros marítimos a decorrer no Comando-local das Polícia Marítima de Caminha.
A prontidão e rápida resposta dos Agentes e meios do Comando-local da Polícia Marítima de Caminha, bem como, a determinação e coragem dos militares da Marinha que prestam serviço na Autoridade Marítima nesta época do ano, foram determinantes para o sucesso da missão de salvamento.