MEDIA CENTER

Fiscalização da pesca do cerco em Sines

22 JUL 2016 19:07

Hoje, dia 22 de julho de 2016, pelas 08h00, foi planeada uma missão de fiscalização à atividade da pesca de cerco com o objetivo de detetar infrações às quantidades de captura permitidas por lei.

​​Foram envolvidos 5 elementos da Polícia Marítima (PM) e um elemento do Troço de Mar, uma lancha da PM (EAV "FRONTEIRA") e 2 viaturas tipo pick up da PM.

Na zona da Baía do Infante, foram detetadas duas embarcações de pesca do cerco em operação de transbordo de pescado, tendo as mesmas sido abordadas pela Lancha da PM e encaminhadas para o Porto de pesca de Sines, onde as aguardava uma equipa de fiscalização do Comando-local da PM de Sines.

No decurso da fiscalização em causa foram detetadas as seguintes infrações:

- Transbordo de pescado sem licença entre as duas embarcações;

- Uma das embarcações excedeu em 1038 kg o limite de captura diário permitido (3750 kg) assim como a tolerância permitida de 10% em relação ao registo do diário de pesca e ao pescado existente a bordo.

O pescado em excesso foi apreendido tendo sido posto à venda em lota. Perante a recusa dos compradores em licitarem este pescado, foi o mesmo doado a várias instituições de solidariedade social locais.