MEDIA CENTER

Busca e salvamento de mergulhador desaparecido na costa sul da ilha do Pico

20 JUL 2016 14:07

O Capitão do Porto da Horta coordenou, nos dias 18 e 19 de julho, as ações de busca e salvamento de um mergulhador desaparecido desde as 19 horas do dia 18 de julho, na costa sul da ilha do Pico.

​O alerta foi recebido na Capitania do Porto da Horta, às 20:40, via Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC), entidade coordenadora das ações de busca e salvamento, relatando que um mergulhador lúdico, em atividade de caça submarina nas vizinhanças do porto da Calheta do Nesquim, costa Sul da ilha do Pico, havia desaparecido.

Imediatamente foram empenhadas duas equipas de buscas em terra com o apoio do Comando-local da Polícia Marítima da Horta e dos faroleiros do Farol da Ponta da Ilha e empenhada no mar a embarcação de salvamento marítimo SR34 da Capitania.

Este dispositivo foi apoiado por populares que efetuaram buscas em terra, mergulho em apneia no local do desaparecimento e buscas no mar com uma embarcação de recreio.

Pelas 22h30, dada a inexistência de visibilidade, as buscas foram suspensas.

Pelas 06h45, de ontem, dia 19 de julho, as buscas foram retomadas com três equipas em terra, constituídas por três agentes da Polícia Marítima do Comando-local da Horta – extensão das Lajes do Pico, dois faroleiros do Farol da Ponta da Ilha e diversos populares voluntários.

À mesma hora foram igualmente retomadas as buscas no mar, com o apoio da embarcação de salvamento marítimo SR34 da Capitania do Porto da Horta, e subaquáticas com o empenhamento de quatro mergulhadores, sendo dois militares mergulhadores da Armada da guarnição do NRP Jacinto Cândido e dois civis voluntários.

A partir das 07h30 foram igualmente realizadas buscas aéreas com o apoio de um helicóptero EH101 da Força Aérea Portuguesa.

Às 08h20 o corpo do mergulhador desaparecido foi encontrado por um dos mergulhadores envolvidos nas buscas.

Recolhido e transportado pela embarcação SR34 para o porto da Calheta do Nesquim, o corpo foi transferido para uma ambulância dos Bombeiros Voluntários das Lajes do Pico e transportado para o Centro de Saúde.