MEDIA CENTER

Autoridade Marítima com novos projetos no sul

13 JUL 2016 14:07

A Autoridade Marítima Nacional, através do Departamento Marítimo do Sul, irá lançar e concretizar amanhã, dia 14 de julho, novos projetos na zona sul do país. Estes eventos irão contar com a presença Secretário de Estado da Defesa Nacional, Dr. Marcos Perestrelo e do Diretor-geral da Autoridade Maritima e Comandante-geral da Polícia Marítima, Vice-almirante António Silva Ribeiro, em representação do Almirante Autoridade Marítima Nacional.

​Às 09h30 em Mértola, na casa da Floresta, no âmbito dos desafios lançados pela Direção-geral da Autoridade Marítima (DGAM), e na sequência dos contactos desenvolvidos entre a Capitania do Porto de Vila Real de Santo António e a Autarquia de Mértola, será estabelecida uma parceria com o objetivo de aproximar a Autoridade Marítima dos munícipes. Neste contexto, será feita a apresentação e inauguração do Gabinete de Apoio ao Utente  da Autoridade Marítima Local em Mértola, que passará a disponibilizar (periodicamente) os serviços que, à data, só estavam disponíveis em Vila Real de Santo António.

Em Olhão (em frente à Capitania do Porto), pelas 12h00, dando continuidade à reestruturação do dispositivo de busca e salvamento no Algarve, cujo lançamento ocorreu em Faro no dia 1 de julho, pelo Diretor do Instituto de Socorros a Náufragos (ISN), onde se prevê a fusão das Estações Salva-Vidas da Fuseta e de Santa Maria, será realizada uma cerimónia de assinatura do protocolo entre a Docapesca e a DGAM, para cedência dos antigos pavilhões do IPTM, a bordo do Salva-Vidas “Diligente”, atracado no local. Estes pavilhões irão acomodar a futura Estação Salva-vidas de Olhão, criando as condições ideais para o bem-estar das guarnições e aumentando ao mesmo tempo a eficácia e prontidão das equipas desta estação.

Ao final da tarde, pelas 16h00, junto à Estação Salva-vidas de Ferragudo, como forma de reconhecimento pela forma abnegada como, ao longo dos anos, os tripulantes desta estação se têm dedicado a ajudar aqueles que andam no mar, a Câmara Municipal de Lagoa inaugura um monumento de homenagem às tripulações Salva-vidas de Ferragudo. Durante a cerimónia, será entregue uma medalha a um dos tripulantes do ISN, na própria Estação.​