O alerta chegou às 08h50 ao Comando-local da Polícia Marítima da Horta, via do Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC - Delgada), entidade coordenadora das ações de busca e salvamento, relatando que um tripulante da embarcação indicada se encontrava com problemas de saúde e necessitava de evacuação imediata, após avaliação do Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODUMAR), entidade que faz a avaliação e acompanhamento de situações médicas a bordo de embarcações no mar.
Tendo o MRCC - Delgada solicitado o apoio de meio náutico da Capitania do Porto da Horta, imediatamente foi empenhada a embarcação de salvamento marítimo “SR34”, que largou do porto da Horta às 09h18. Pelas 09h45, com a BELA AURORA a navegar a cerca de 2 milhas náuticas a sul do morro de Castelo Branco, na costa sul da ilha do Faial, o tripulante em dificuldades foi recolhido.
Pelas 09h55, o sinistrado foi desembarcado no porto de Castelo Branco, sendo de imediato assistido pelo pessoal médico da viatura de Suporte Imediato de Vida, do Serviço Regional de Proteção Civil, e Bombeiros dos Açores. De seguida, foi transportado para o Hospital da Horta por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários Faialenses.


