MEDIA CENTER

Salvamentos aquáticos na praia de Faro

10 JUL 2016 20:07

Os nadadores-salvadores de serviço na praia de Faro, prestaram hoje, dia 10 de julho, auxílio a dois banhistas do sexo masculino que, ao sentirem-se indispostos, não conseguiam sair da água pelos próprios meios.

​O primeiro incidente registou-se em frente à ponte da Praia de Faro, um homem de 72 anos que estava a cerca de 20 metros da margem, num local sem pé, sentiu-se mal e pediu auxílio. De imediato, foi sinalizado pelas pessoas que estavam próximo, tendo sido socorrido pelos nadadores-salvadores, que o trouxeram para terra, sem que fosse necessária assistência médica.

O segundo incidente, registado em frente ao Parque de Campismo, um homem de 62 anos, natural de Faro, ao sentir-se mal dentro de água, pediu ajuda, tendo os nadadores-salvadores prestado a primeira assistência. Da avaliação feita no local, havendo indícios de AVC, foi o banhista transportado para o posto médico existente na Praia de Faro. Depois de observado pelo pessoal da Cruz Vermelha e INEM, foi evacuado para o Hospital de Faro, tendo já tido alta.

A Autoridade Marítima Nacional recomenda que, para uma prática balnear em segurança, respeite sempre as indicações dos nadadores-salvadores, a sinalética e as bandeiras. Na ida a banhos, e porque em todas as praias existem locais mais perigosos para o efeito, aconselhe-se sempre com os nadadores-salvadores dos locais mais apropriados, colocando assim a sua segurança sempre em primeiro lugar.