MEDIA CENTER

Resgate de pescador lúdico na falésia da Achada do Garamacho

3 JUL 2016 20:07

O Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Funchal, em articulação com o Subcentro de Busca e Salvamento Marítimo do Funchal (MRSC Funchal) e com o Serviço Regional de Proteção Civil, coordenou durante a tarde de hoje, a operação de resgate e evacuação de um individuo do sexo masculino, de 39 anos de idade, que se encontrava à pesca na falésia da Achada do Garamacho, em Santana, e caiu de uma altura de 6 metros.

​O alerta do Serviço Regional de Proteção Civil foi recebido cerca das 12h30, tendo sido de imediato empenhados meios do Comando-local da Polícia Marítima do Funchal e uma embarcação Salva-vidas da Capitania do Porto do Funchal.

Após chegada ao local, verificou-se que não existiam condições para se efetuar a evacuação por via marítima, nem por via terreste, conforme informação da equipa de resgate de grande ângulo dos Bombeiros Voluntários de Santana. Foi imediatamente ativado o Helicóptero EH-101 do Destacamento Aéreo da Madeira, de forma a proceder-se à evacuação do sinistrado por via aérea.

O indivíduo foi resgatado pelas 16h35, tendo o helicóptero EH101 aterrado no Aeroporto da Madeira pelas 16h50, onde se encontrava uma ambulância dos Bombeiros Municipais de Santa Cruz.

O Comando-local da Polícia Marítima do Funchal tomou conta da ocorrência.

Este incidente veio aumentar o número de pescadores lúdicos sinistrados, pelo que a Autoridade Marítima Nacional reforça o alerta para o perigo da pesca apeada de forma solitária, em locais de difícil acesso e expostos ao mar.