O alerta foi recebido pelas 15h30 no piquete da Polícia Marítima (PM), através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC-Lisboa), tendo sido deslocado de imediato para o local, dois agentes da PM e uma ambulância do INEM.
O sinistrado, de 27 anos e nacionalidade Americana, encontrava-se a praticar saltos para a água das pedras que circundam a praia, tendo embatido numa superfície rochosa no espelho de água, que resultou numa lesão no membro inferior, suspeitando-se que tenha sofrido uma fratura óssea na perna.
Em virtude de o acesso à praia do Pinhão ser efetuado através de uma escadaria de pequenas dimensões e de difícil manobra para uma maca rígida, foi decidido efetuar a evacuação por mar, até ao interior do porto de Lagos. Para esse efeito, foi ativada a mota de salvamento marítimo, integrada no plano integrado de assistência a banhistas da praia da Meia Praia.
No cais do porto de Lagos, foi transportado para a ambulância do INEM e, posteriormente, evacuado para o hospital de Portimão.
