MEDIA CENTER

Capitania do Porto da horta assegura segurança da navegação de veleiros que cruzam o Atlântico Norte

29 JUN 2016 18:06

A Capitania do Porto da Horta interditou esta segunda-feira, dia 27 de junho, a saída do porto da Horta do veleiro ALOHA, de bandeira americana, por não ter as condições de certificação do Estado de bandeira.

​Após inspeção realizada por perito da Capitania, foi constatado que o veleiro em causa tinha avarias num dos motores e no leme, que comprometiam a segurança da navegação e representavam uma inconformidade em relação às condições de certificação do Estado de bandeira. Assim, no âmbito das competências de exercício da autoridade do Estado na área de segurança da navegação atribuídas ao Capitão de Porto, o comandante do veleiro foi notificado da impossibilidade de largar do porto, sem proceder à correção das não conformidades detetadas.

Sendo a Marina da Horta um importante ponto de passagem de veleiros e outras embarcações de recreio, que cruzam o Atlântico no seu trânsito entre os continentes americanos e europeu, o ALOHA foi o quinto veleiro em 2016 a que, por motivo de inconformidade com as condições de certificação do Estado de bandeira, a saída foi condicionada à reparação das inoperacionalidades detetadas.​

​​

​​