Toda a extensão desta zona da Costa da Caparica está coberta por um Plano Integrado de Assistência Balnear, que garante a presença, nas 23 concessões balneares, de 23 postos de praia, 47 nadadores-salvadores, 3 torres de vigia, 7 mastros da rede de comunicações Vodafone e ainda duas viaturas como meios complementares de reforço, das associações de nadadores-salvadores em serviço.
A garantia da segurança nestas duas concessões deveu-se à regularização dos contratos de concessão pela APA, em estreita cooperação com a Câmara Municipal de Almada e Autoridade Maritima Local.
A Autoridade Marítima Nacional alerta todos os utentes dos espaços balneares, para que evitem fazer uso de praias não vigiadas, procurando, em contrapartida, praias vigiadas e os respetivos espaços de banhos assinalados nas frentes de praia. Mais se alerta que deve ser evitada a prática balnear na Nova Praia, na Costa da Caparica, por não se encontrar vigiada e constituir perigo acrescido, devido à existência de agueiros e correntes fortes.