MEDIA CENTER

Surfista sofre paragem cardiorespiratória na praia do Amado

25 JUN 2016 20:06

Hoje, dia 25 de junho, pelas 13h30, um praticante de surf sofreu de uma paragem cardiorespiratória, na praia do Amado. Apesar dos esforços de reanimação dos nadadores-salvadores e do INEM no areal, já no Hospital de Lagos, foi declarado o óbito.

O alerta foi recebido através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), tendo sido de imediato empenhados para o local da ação uma ambulância do INEM, dois agentes com uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos, uma ambulância dos bombeiros de Aljezur e uma patrulha de militares da GNR de Aljezur, por se encontrarem fisicamente nas imediações do local da ocorrência.

O indivíduo sinistrado, de nacionalidade Inglesa e com 46 anos de idade, encontrava-se a praticar surf quando se sentiu indisposto, saindo da água com bastante dificuldade de locomoção. Apesar de se encontrar fora da zona vigiada da praia do Amado, foi prontamente assistindo pelos nadadores-salvadores. No areal, o indivíduo entrou em paragem cardiorespiratória, tendo sido iniciados os procedimentos de reanimação.

Apresar de todos os esforços realizados pelos nadadores-salvadores e pelo pessoal do INEM, não foi possível reanimar o sinistrado, tendo este sido transportado para o Hospital de Lagos, onde foi declarado o óbito.

A praia do Amado, devido às suas características, é bastante procurada por adeptos do de Surf. Sendo concessionada, possuía o dispositivo de segurança a banhistas previsto por lei, constituído por dois nadadores-salvadores.