MEDIA CENTER

Operações de remoção de tubos de duas praias do concelho de Sintra

26 JUN 2015 21:06

Encontram-se em curso as operações para remoção das estruturas tubulares que em janeiro de 2014 deram à praia das Maçãs e que acabaram por se fixar posteriormente na praia do Caneiro e na praia da Ursa (em março de 2015), no Concelho de Sintra.

​Trata-se de uma operação difícil e morosa de executar face às difíceis acessibilidades, dimensões do material e ao facto de apenas ser possível a realização dos trabalhos com determinadas condições de estado de tempo e de maré.

Durante 2014 foram removidos cerca de 25% dos tubos, entre a primavera e verão. Para 2015, as operações de remoção foram licenciadas pelo Capitão do Porto de Cascais, no passado mês de abril, encontrando-se a proprietária dos tubos, por via de uma empresa especializada, a proceder desde maio aos trabalhos de preparação da remoção, que implicam o seccionamento em cumprimento inferior a 10 metros e desassoreamento. Durante o corrente mês, foram removidas três secções de tubo, correspondendo a cerca de 25 metros.

A Capitania do Porto de Cascais, em colaboração com a DGAM-Serviço do Combate à Poluição do Mar, está a acompanhar todo o processo de preparação para reflutuação dos tubos e respetiva remoção, tendo sido realizada uma visita técnica aos locais no passado dia 23 de junho.

Estes tubos, construídos em PEAD (Polietileno de Alta Densidade), têm um total de cerca de 150 metros de comprimento, um diâmetro de 2 metros, com uma espessura de cerca de 8 centímetros e um peso aproximado de 500 Kg por metro linear.