MEDIA CENTER

Operação de resgate de tripulante da embarcação de pesca SANTO ONOFRE

10 JUN 2016 20:06

A embarcação salva-vidas “SR34” da Capitania do Porto da Horta efetuou durante a manhã de hoje, uma operação de evacuação de um tripulante da embarcação de pesca SANTO ONFRE, que navegava a vinte e duas milhas a sul da ilha do Faial.

​O alerta foi efetuado pelo mestre da embarcação de pesca que telefonou, pelas 12h05, por equipamento satélite, para o Comando-local da Polícia Marítima da Horta, relatando que um tripulante se encontrava com problemas de saúde e necessitava de evacuação imediata.

Passada a informação ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC), entidade coordenadora das ações de busca e salvamento, a embarcação SANTO ONOFRE foi colocada em contacto com o Centro de Orientação de Doentes Urgentes – Marítimos (CODUMAR), entidade que faz a avaliação e acompanhamento de situações médicas a bordo de embarcações no mar.

Após efetuada a referida avaliação médica, o MRCC atribuiu a coordenação local ao Capitão de Porto da Horta, o qual de imediato empenhou a embarcação “SR34”, que largou do porto da Horta pelas 12h50.

Pelas 13h45, a embarcação da Autoridade Marítima estabeleceu contacto visual com a SANTO ONOFRE, recolheu o tripulante e, pelas 14h00, iniciou o trânsito para a Horta.

Pelas 14h30, o tripulante foi desembarcado no Terminal de passageiros da Horta, tendo sido de imediato transportado por uma ambulância dos Bombeiros Voluntários Faialenses para o hospital local.