Na sequência de um alerta recebido através do Centro Coordenador de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), foram de imediato ativados elementos dos Comandos Locais da Polícia Marítima da Nazaré e de Peniche, da Capitania do Porto da Nazaré e tripulantes da Estação Salva-vidas da Nazaré. Foi ainda empenhada a fragata D. Francisco de Almeida, da Marinha Portuguesa, através do Comando Naval.
À chegada junto da embarcação, constatou-se que a mesma tinha fundeado em segurança, a cerca de duas milhas náuticas (aproximadamente quatro quilómetros) de São Martinho do Porto. Os elementos do Comando Local da Polícia Marítima da Nazaré, com o apoio de um elemento e uma embarcação semirrígida do Comando Local da Polícia Marítima de Peniche, verificaram a documentação de bordo, não tendo sido detetadas quaisquer irregularidades.
Após conclusão da reparação da avaria, foi realizada uma vistoria técnica por um perito do Departamento Marítimo do Centro e uma inspeção do Capitão do Porto da Nazaré, para averiguar as condições de navegabilidade do navio, tendo sido determinado que o navio deveria dirigir-se para o Porto de Lisboa, para ser efetuada uma inspeção no âmbito do regime de Controlo pelo Estado do Porto (PSC).
O Comando Local da Polícia Marítima da Nazaré tomou conta da ocorrência.
A Autoridade Marítima Nacional, através do pessoal e dos meios do respetivo dispositivo, garante a segurança e proteção dos espaços marítimos sob soberania ou jurisdição nacional, contribuindo para a defesa dos interesses de Portugal, 24 horas por dia, nos 365 dias do ano.
