As comemorações contaram com a presença do Chefe do Departamento Marítimo dos Açores, Comodoro Paulo Conceição Lopes, do Diretor de Faróis, Comandante Pedro Miranda de Castro, de representantes da Câmara Municipal de Santa Cruz das Flores e demais entidades locais.
Durante o evento, o Chefe do Departamento Marítimo dos Açores destacou que “este farol não é apenas uma luz física", mas “também uma luz simbólica, que representa a força e a união de Portugal e, em particular, do povo açoriano". O Comodoro Paulo Conceição Lopes realçou ainda “as histórias que ele guarda, de faroleiros dedicados que, com coragem e determinação, garantiram que a luz nunca se apagasse", tendo reconhecido o mérito dos três faroleiros que prestam serviço no farol mais ocidental da Europa.
O Farol do Albarnaz constitui-se, a par do Farol da Ponta das Lajes, localizado a sul da ilha das Flores, responsável pelo assinalamento marítimo e essencial à segurança marítima dos que navegam no grupo ocidental do arquipélago dos Açores. A localização, inicialmente prevista para Ponta Delgada das Flores, foi alterada por permitir que fosse avistado do litoral da Ilha do Corvo e em toda a costa noroeste da ilha das Flores, garantindo a segurança da navegação no canal entre as ilhas.
Esta celebração enquadra-se nas do centenário da Direção de Faróis, organismo da Autoridade Marítima Nacional responsável pelos faróis e demais estruturas de assinalamento marítimo em Portugal, bem como pelo estabelecimento dos procedimentos de natureza técnica de assinalamento e posicionamento marítimo.

© Filipe Cantieri