Durante a visita, onde estiveram também representantes das autoridades gregas, a Polícia Marítima foi elogiada pela Guarda Costeira Grega, pela colaboração exemplar, o profissionalismo, a resiliência e a dedicação demonstrados pelas equipas portuguesas ao longo de uma década de operações na região. A cooperação tem sido reconhecida como uma referência, refletindo o compromisso comum dos Estados-membros na gestão das fronteiras e no apoio humanitário no Mediterrâneo.
A missão da Polícia Marítima, que este ano integra a operação “JO GREECE 24” sob a égide da @Frontex, marca o 10.º ano consecutivo de participação em operações de vigilância e controlo de fluxos migratórios irregulares, combate à criminalidade transfronteiriça e apoio a operações de busca e salvamento. Em colaboração com a Guarda Costeira Grega, a equipa portuguesa desempenha um papel crucial no reforço da segurança marítima europeia.
Desde o início das suas missões na região, a Polícia Marítima resgatou 7.166 migrantes em condições precárias no mar, deteve 14 traficantes de seres humanos e entregou-os às autoridades locais. Estes resultados foram alcançados ao longo de mais de 20.000 horas de navegação e mais de 3.000 ações de patrulha, sublinhando o impacto significativo da sua atuação.