Após identificadas como suspeitas, foram perseguidas e intercetadas por duas embarcações de alta velocidade, uma tripulada por elementos do Grupo de Ações Táticas (GAT) da Polícia Marítima e outra por Fuzileiros. A operação foi apoiada por um navio de patrulha oceânica, duas lanchas de fiscalização rápida um veículo aéreo não tripulado (drone) da Marinha.
As duas embarcações suspeitas eram tripuladas por nove indivíduos, seis de nacionalidade espanhola, um de nacionalidade marroquina, um colombiano e um francês com idades compreendidas entre o 22 e 54 anos. Os nove suspeitos foram sujeitos aos necessários procedimentos para a sua identificação e tramitação legal.
A Polícia Marítima e a Marinha, empenhando meios do Comando Naval, desenvolvem continuamente missões de combate ao narcotráfico tendentes à disrupção do transporte ilícito de estupefacientes, tendo desde o início do ano de 2023, efetuado a identificação de 120 pessoas e a apreensão de 48 embarcações de alta velocidade com mais de 33 toneladas de produto estupefaciente.

