MEDIA CENTER

Autoridade Marítima Nacional coordena operações de busca e salvamento após queda de aeronave no rio Douro em Lamego

30 ago 2024 21:50

A Autoridade Marítima Nacional, através do Capitão de Porto e Comandante-local da Polícia Marítima do Douro, encontra-se a coordenar as operações de busca pelo militar da GNR que desapareceu hoje, dia 30 de agosto, após a aeronave de combate a incêndios onde seguia, juntamente com outras cinco pessoas, ter caído à água no rio Douro, em Cambres, no concelho de Lamego.

Na sequência de um alerta recebido pelas 12h36, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), a reportar para a queda de uma aeronave, foram iniciadas buscas no local, onde estiveram empenhados elementos do Grupo de Mergulho Forense (GMF) da Polícia Marítima, do Comando-local da Polícia Marítima do Douro, dos Bombeiros Voluntários de Resende, de Lamego, de Peso da Régua, Castelo de Paiva, Cruz Branca de Vila Real, de Mesão Frio e de Armamar. A participar nas operações de busca estiveram também elementos do Centro de Tropas de Operações Especiais do Exército, localizado em Lamego, da Proteção Civil e da GNR, estes dois últimos com o apoio de drones.

No helicóptero seguiam seis pessoas, uma das quais continua desaparecida, tendo sido já recuperados quatro corpos. O piloto da aeronave foi resgatado com vida por uma embarcação de recreio e posteriormente transportado para uma unidade hospitalar.

Os Gabinetes de Psicologia da Polícia Marítima e do INEM foram ativados e encontram-se a prestar apoio aos familiares das vítimas e elementos da Unidade Central de Investigação Criminal (UCIC) da Polícia Marítima encontram-se a investigar as causas do acidente.

As operações de busca foram interrompidas ao final da tarde de hoje, sendo retomadas amanhã de manhã. Irão juntar-se aos meios presentes hoje uma equipa de Mergulhadores da Marinha e uma equipa do Instituto Hidrográfico.