Na sequência de um alerta recebido pelas 17h15, a informar que um dos três tripulantes de uma embarcação de recreio se encontrava em paragem cardiorrespiratória, enquanto praticavam a atividade da apanha de bivalves com garrafa, foram ativados de imediato para o local elementos do Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, dos Bombeiros Voluntários de Alcochete e da Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER).
Os tripulantes da embarcação de recreio, após se aperceberem que a vítima se encontrava em dificuldades dentro de água, retiraram-na de imediato para bordo da embarcação, tendo-se deslocado até ao Jardim do Rossio, em Alcochete. À chegada ao local, o homem foi assistido pelos Bombeiros e pelo médico da VMER, que iniciaram as manobras de reanimação.
Após diversas tentativas, não foi possível reverter a situação, tendo o óbito sido declarado no local pelo médico da VMER. Foi contactado o Ministério Público e o corpo foi transportado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Lisboa.
Foram acionados os elementos do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima para a recolha do material de mergulho que se encontrava na água, com o apoio dos tripulantes da embarcação de recreio.
O Gabinete de Psicologia da Polícia Marítima foi ativado e encontra-se a prestar apoio aos familiares da vítima.
O Comando-local da Polícia Marítima do Lisboa tomou conta da ocorrência.