No seguimento das ações desenvolvidas pelo Comando-local da Polícia Marítima de Lisboa, contra a apanha ilegal de amêijoa japónica no rio Tejo, foram intercetados em flagrante delito, 13 indivíduos na atividade da captura de amêijoa. A Polícia Marítima procedeu de imediato à identificação dos indivíduos, assim como à apreensão dos bivalves, uma vez que a captura desta espécie se encontra proibida.
Os elementos da Polícia Marítima elaboraram o respetivo auto de notícia e, como medida cautelar, apreenderam um total de 230kg de amêijoa japónica que, por ainda se encontrar viva, foi devolvida ao seu habitat natural.
A atividade nesta zona tem vindo a intensificar-se nas últimas semanas e a Autoridade Marítima Nacional reforça a ideia de que sem depuração ou controlo higiossanitário, a comercialização e consumo destes bivalves pode colocar em causa a saúde pública, devido à possível contaminação com toxinas.