De 01 de outubro de 2015 a 05 de maio de 2016, os resultados são os seguintes:
- Missões de busca e salvamento – 71
- Pessoas resgatadas – 2952
- Pessoas resgatadas das quais bebés e crianças – 806
- Apoio de primeiros-socorros – 16
- Pessoas recuperadas sem vida – 5
- Facilitadores detidos – 5
- Horas de navegação – 1305
- Milhas náuticas efetuadas – 7200
- Embarcações apoiadas – mais de 200
- Apoio a emigrantes e refugiados – mais de 10000
Dos 2952 emigrantes e refugiados resgatados pela equipa da PM, 806 eram bebés e crianças e 637 eram mulheres.
A atividade da equipa da PM passou igualmente pela escolta e apoio a mais de duzentas embarcações com emigrantes e refugiados a bordo, garantindo que chegavam em segurança a terra, apoiando desta forma mais de 10 mil pessoas.
A equipa da PM encontrou, na maioria das vezes, cenários de grande stress, botes e embarcações sobrelotadas, sem condições de navegabilidade e em perigo eminente de naufrágio.
As pessoas resgatadas procuravam desesperadamente chegar à Grécia, mesmo sem quaisquer condições de segurança, muitas delas sem coletes salva-vidas, totalmente molhadas e correndo sérios riscos de entrada em hipotermia. Os casos mais graves são dos bebés e crianças cuja resistência ao frio é muito menor e a quem, a PM deu especial atenção.
No âmbito do combate ao crime transfronteiriço destacam-se cinco detenções de facilitadores em sete meses de missão.
Desde o dia 28 de março que se encontra a operar em Molivos, uma Viatura de Vigilância Costeira (VVC), com o objetivo de reforçar a capacidade operacional da PM, ao garantir a vigilância costeira da área de operações em simultâneo e em coordenação com as embarcações TEJO e ARADE. A VVC efetuou já 225 horas de missão e controlou mais de 380 alvos.
Este reforço em muito tem contribuído para o sucesso no controlo da fronteira da União Europeia na zona de responsabilidade da PM, constituindo-se como um elemento dissuasor para facilitadores que operam na área.
A equipa é composta por 11 Agentes da PM, 1 Técnico para o apoio e a manutenção das embarcações e 1 Técnico para a manutenção da componente elétrica e eletrónica da VVC.
A PM vai manter o seu apoio à Guarda-costeira Grega, com o objetivo de cooperar no controlo e vigilância das fronteiras marítimas gregas e no combate ao crime transfronteiriço, integrada na missão da agência FRONTEX, até ao dia 30 de setembro de 2016.
NO MAR, MAIS ALÉM, POR BEM.
Ver vídeo do último resgate