Durante uma ação de patrulhamento, e após um alerta a informar que se encontrava uma embarcação suspeita a transportar migrantes a sul da Ilha de Sicília, foram ativados de imediato para o local elementos da Polícia Marítima para efetuar buscas.
À chegada ao local, os elementos da Polícia Marítima localizaram e intercetaram uma embarcação com 18 migrantes a bordo, entre os quais cinco menores, que se encontravam bem fisicamente, apresentando sinais de desidratação e não envergando coletes de salvação. A Polícia Marítima resgatou e transportou os mesmos, por questões de segurança, para o Porto de Pantelleria, onde aguardavam as autoridades italianas. A embarcação onde seguiam os migrantes foi posteriormente entregue às autoridades italianas.
A Polícia Marítima encontra-se, desde 14 de junho do presente ano, integrada na Operação Conjunta "THEMIS" da Agência FRONTEX, nesta que é a sua sexta participação, e tem como missão controlar e vigiar as fronteiras marítimas italianas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia e de órgão de polícia e de polícia criminal. Desde 2017, ano em que iniciou a participação na Operação "THEMIS", a Polícia Marítima já realizou mais de 500 missões.