O evento contou com a presença de autoridades policiais e agências, de vários países dos continentes europeu e americano, focadas no combate constante à criminalidade ambiental.
A enguia europeia - Anguilla anguilla, também conhecida por "meixão" na sua fase larvar, foi o tema principal, dada a sua condição de espécie protegida na Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies de Fauna e Flora Selvagens Ameaçadas de Extinção (CITES).
A Polícia Marítima apresentou, a todos os elementos participantes, os resultados das suas múltiplas operações no combate ao tráfico internacional desta espécie.
Desde o último trimestre de 2022, a Polícia Marítima apreendeu mais de 1,5 toneladas de meixão vivo, deteve vários indivíduos de diferentes nacionalidades, apreendeu diversos veículos, documentação variada, telemóveis, material informático e dezenas de milhares de euros.
O evento culminou com um debate sobre o comércio ilegal de enguias à escala global, com a promessa de reforçar os esforços no combate a este crime.