MEDIA CENTER

Farol de Vila Real de Santo António comemora 100.º aniversário

20 jan 2023 18:50

Realizou-se esta manhã a cerimónia de descerramento da placa alusiva às comemorações do centenário do Farol de Vila Real de Santo António, que decorreu nas instalações do farol, no concelho de Vila Real de Santo António.

Nesta simbólica cerimónia estiveram presentes o Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, Álvaro Palma de Araújo, o Subdiretor-geral da Autoridade Marítima e 2.º Comandante-geral da Polícia Marítima, Contra-almirante Nuno Noronha Bragança, bem como o Diretor de Faróis, Comandante Pedro Miranda de Castro, o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Vila Real de Santo António, Comandante João Afonso Martins, os faroleiros que prestam serviço no farol, entre outras entidades.

No seu discurso, o Subdiretor-geral da Autoridade Marítima agradeceu a todos os presentes na cerimónia, enaltecendo os faroleiros que "que garantiram e que continuam a garantir o contínuo funcionamento deste farol e de todos os outros 52 faróis do nosso país" e sublinhando a "significativa especificidade da profissão de faroleiro, única pela sua natureza".

O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António, durante o seu discurso, dirigiu um cumprimento especial aos "homens para quem o farol representa a lida diária das suas vidas: os três faroleiros que trabalham e cuidam do nosso farol". Na sua intervenção realçou a importância do Farol de Vila Real de Santo António como património da cidade que, ao longo de 100 anos, "cumpriu e cumpre a missão para a qual estava destinado: trouxe a luz onde havia trevas, encontrou quem estava desencontrado e uniu quem estava separado".

A cerimónia de comemoração do centenário do Farol de Vila Real de Santo António culminou com uma visita às instalações do farol, com o objetivo de se ficar a conhecer como funciona e qual o trabalho desenvolvido pelos faroleiros.

O Farol de Vila Real de Santo António encontra-se ativo desde 1923 e está localizado no ponto mais a leste da costa de Portugal Continental. É constituído por uma torre de 46 metros de altura e a sua luz tem um alcance luminoso de cerca de 26 milhas náuticas (aproximadamente 48 quilómetros).