MEDIA CENTER

Naufrágio de embarcação de pesca local na Costa Nova

16 ABR 2016 14:04

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), em articulação com o Capitão do Porto e Comandante-local da Polícia Marítima de Aveiro, a Força Aérea portuguesa e o INEM - Centro de Orientação de Doentes Urgentes no Mar (CODU-Mar), coordenou esta manhã, uma operação de busca e salvamento de 3 náufragos da embarcação de pesca local "Boa Vida", que virou ao largo da praia da Costa Nova, em Aveiro.

​O alerta foi dado às 07h10,  supostamente por um tripulante da embarcação, à Polícia Marítima de Aveiro, a informar que a embarcação se encontrava em dificuldades, com 3 pessoas a bordo, tendo a chamada sido interrompida. Cerca das 07h16, também o MRCC Lisboa recebeu o alerta, por parte de um popular que se encontrava na praia, desta vez, informando que a embarcação tinha virado na rebentação, com 3 pessoas a bordo, um já tinha conseguido nadar até à praia, e os 2 restantes ainda estariam na rebentação.

Foram empenhados de imediato para o local a embarcação “Nossa Senhora dos Navegantes”, da Estação Salva-vidas do ISN, uma embarcação da Polícia  Marítima, o NRP Cacine da Marinha e o helicóptero “Alouette III” da Força Aérea Portuguesa. Por terra, foram efetuadas buscas com duas viaturas e uma moto 4 da Polícia Marítima.

As operações de busca e salvamento foram suspensas às 08h37, após terem sido encontrados na praia os dois náufragos desaparecidos. No local, o INEM tentou a reanimação dos dois pescadores, sem sucesso. Os corpos foram transportados pela praia, através da viatura todo-o-terreno da Polícia Marítima, até às ambulâncias dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo. O terceiro tripulante conseguiu nadar até à praia, não necessitando de cuidados médicos.

A embarcação foi também arrojada para a praia, tendo já sido removida.