Numa singela cerimónia realizada na ilha de Lesbos, o representante da Agência FRONTEX, Michael Rinklin, na presença de dois elementos da Guarda Costeira Grega (Hellenic Coast Guard), procedeu à entrega de três cartas de agradecimento por forma a enaltecer a rápida e profissional colaboração de três elementos do Grupo de Mergulho Forense da Polícia Marítima nas operações de busca que decorreram no passado dia 06 de outubro, na costa sul da ilha grega.
Os elementos do Grupo de Mergulho Forense foram ativados depois de uma embarcação com 40 migrantes a bordo ter virado ao largo da costa sul da ilha de Lesbos, devido às condições meteorológicas que se faziam sentir no local.
A Polícia Marítima encontra-se em missão na Grécia, integrada na operação "POSEIDON", sob égide da agência europeia FRONTEX e em apoio à Guarda Costeira Grega, com o objetivo de controlar e vigiar as fronteiras marítimas gregas e externas da União Europeia, no combate ao crime transfronteiriço, no âmbito das funções de guarda costeira europeia. Desde 2014, ano em que iniciou a participação na missão "POSEIDON", a Polícia Marítima já salvou mais de 7000 vidas.

