MEDIA CENTER

Balanço do exercício de Combate à Poluição do Mar “Anémona 2015”

15 MAI 2015 16:05

Realizou-se ontem em Matosinhos o Exercício de Combate à Poluição do Mar, “Anémona 2015”, promovido pela Direção-geral da Autoridade Marítima, e conduzido pelo Capitão de Porto de Leixões, que permitiu às autoridades e organismos com responsabilidade e competências nesta matéria, testar, validar e aperfeiçoar os seus dispositivos de resposta para fazer face a incidentes de poluição no mar.

​​Foi um exercício que contou com a participação de  36 Organismos e Instituições, e que levou mais de 4 meses a ser preparado.

Estiveram diretamente envolvidas mais de 300 pessoas, que acresceram cerca de 100 observadores, 53 dos quais, no mar, 1 avião C295M da Força Aérea Portuguesa, 1 navio da rede de navios de resposta a incidentes de poluição protocolados pela Agência Europeia de Segurança Marítima  (EMSA), 1 navio de combate à poluição da organização espanhola SASEMAR, 2 rebocadores da empresa "TINITA", 2 navios da Marinha, sendo um para transportes de observadores (NRP "D. Carlos") e outro para lançamento de material para simulação do poluente na água, e ainda um veículo aéreo não tripulado (AUV) do grupo TEKEVER. O exercício contou ainda com mais de 12 embarcações de apoio, cerca de 20 viaturas em ação logística e 33 equipamentos no terreno.

Os resultados alcançados foram extremamente positivos, tendo-se atingido uma elevada taxa de sucesso em termos dos objetivos previamente estabelecidos para o exercício.

​Veja mais fotos na página de Facebook da Autoridade Marítima Nacional aqui.​