MEDIA CENTER

Homologação de protocolo entre a APS e a Autoridade Marítima no âmbito da Fatura Única Portuária

30 MAR 2016 19:03

Teve hoje lugar na sede da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA. (APS), o evento, com vista à homologação dos protocolos celebrados entre a APS e as autoridades que prestam serviços aos navios nos portos, nomeadamente Autoridade Marítima Nacional (AMN), Autoridade de Saúde, Serviço de Estrangeiros e Fronteiras e Autoridade Tributária e Aduaneira, no âmbito da implementação da medida de simplificação incluída no Programa SIMPLEX +, Fatura Única Portuária (FUP).

​Estiveram presentes o Ministro da Defesa Nacional, o Ministro da Saúde, a Ministra do Mar e o Chefe do Gabinete do Ministro das Finanças, em sua representação, bem como diversos representantes da APS e das autoridades que prestam serviços aos navios nos portos.  

A  Autoridade Marítima Nacional, através da Capitania do Porto de Sines, com o apoio dos Serviços Centrais da Direção-Geral da Autoridade Marítima, tem vindo a colaborar com a APS e com as restantes autoridades portuárias, para que esta medida de simplificação seja uma realidade a partir do dia 1 de abril.

Aproveitando esta oportunidade, o Ministro da Defesa e a Ministra do Mar, acompanhados pelo Almirante Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, pelo Vice-almirante Diretor-Geral da Autoridade Marítima e Comandante-Geral da Polícia Marítima e pelo Chefe do Departamento Marítimo e Comandante Regional da Polícia Marítima do Centro, realizaram uma visita à Capitania do Porto e ao Comando-local da Polícia Marítima de Sines, onde foi apresentada uma breve palestra sobre a ação da Autoridade Marítima Local em Sines.

A visita a Sines dos membros do Governo e dos representantes da Autoridade Marítima Nacional terminou com uma visita ao centro de controlo de navios da APS.​